O que é Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática é o nome genérico dado aos procedimentos cirúrgicos realizados nos ossos da face que permite estabelecer um padrão oclusal (mordida) e estético satisfatório. Este tipo de cirurgia é realizado em conjunto com tratamento ortodôntico.
De acordo com o grau do problema, a cirurgia varia de pequenas movimentações de grupos de dentes até a movimentação completa da mandíbula e maxila. Este tipo de procedimento pode ser realizado no maxilar superior, inferior (mandíbula) ou ambos dependendo do problema apresentado pelo paciente (Classe 2 (II), Classe 3 (III) ou assimetria facial).

Quando está indicada uma cirurgia deste tipo e quais são os pacientes que precisam dela? A cirurgia está indicada quando há um reconhecimento da impossibilidade da execução do tratamento ortodôntico isolado (somente o aparelho), o que resultaria em instabilidade e desequilíbrio ósseo-dentário. Enquanto a ortodontia isolada consegue corrigir os problemas exclusivos de posicionamento dentário, a cirurgia ortognática pode ser necessária quando, junto com a alteração dos dentes houver alteração no posicionamento ósseo.

A oclusão normal ocorre quando os dentes superiores estão um pouco a frente que os dentes inferiores. Quando ocorre a má oclusão esta pode ser classificada de acordo com a relação entre os molares inferiores e os superiores.

Classe I. Apesar dos molares estarem corretamente posicionados, os demais dentes podem apresentar apinhamento ou afastamento. Mordidas cruzadas e rotações podem ocorrer nos casos mais severos.
Classe II. Os molares inferiores estão para trás em relação aos superiores, fazendo com que o queixo fique para dentro.
Classe III. Os molares inferiores estão para frente em relação aos superiores, fazendo com que o queixo fique projetado para frente.
- Como é a sequência do tratamento e em que momento a cirurgia é realizada?

A cirurgia ortognática, também chamado de tratamento Orto-Cirúrgico, é realizada durante uma determinada fase do tratamento ortodôntico. O ortodontista e o cirurgião devem trabalhar em relação próxima, formulando o correto diagnóstico, coordenando o tratamento e o acompanhamento a longo prazo.

Antes do início de qualquer tratamento, uma consulta inicial será feita para esclarecimentos gerais a respeito, tanto da ortodontia, quanto da cirurgia. Dúvidas serão, entro do possível, esclarecidas.

Após a consulta inicial, um completo estudo facial será realizado. Fotografias, radiografias, modelos de estudo feitos em gesso, medidas tomadas diretamente na face ou em radiografias, montagens em articuladores faciais, todos os mecanismos necessários para se alcançar um correto e criterioso diagnóstico.

Uma completa história médica será tomada com a finalidade de avaliar possíveis problemas sistêmicos que possam interferir no tratamento combinado ou mesmo na realização da anestesia geral. Uma rotina de check-up com um médico clínico geral será colocada para você no momento oportuno.

Durante o tratamento ortodôntico pré-operatório, os aparelhos tem por função preparar as arcadas dentárias para o procedimento cirúrgico. Este estágio de preparação leva vários meses, dependendo do grau da deformidade. Frequentemente, quando os dentes estão alinhados, a deformidade fica mais intensa e evidente, no entanto, é uma fase temporária que visa permitir um melhor resultado cirúrgico.

Somente o acompanhamento próximo do caso, vai indicar o momento oportuno da cirurgia. Radiografias, fotografias e modelos de gesso, serão então, novamente feitos , da mesma forma que no início do tratamento ortodôntico.
- Como a Orthognos realiza o planejamento da cirurgia Ortognática:

Atualmente todos os nosso casos são planejados através de Cirurgia Virtual, processo tecnológico no qual nos executamos os movimentos planejados, em um software específico para essa função. Na cirurgia virtual é possível visualizar a mudanças que serão promovidas na face do paciente e avaliar detalhadamente todo o procedimento.

O mesmo software gera umas guias cirúrgicas que são impressas em uma impressoras 3D e dessa forma podemos transferir ao paciente tudo o que foi realizado no ambiente virtual.

Este também é o seu sonho?

Entre em contato conosco e vamos agendar uma avaliação!

Entrar em contato