A dor de dente pode ser causada por um problema dental, como uma cárie ou doença da gengiva, ou por um problema não dental, como uma sinusite. Algumas dores dentais são causadas pelo estresse; se você está estressado ao ponto de apertar seu maxilar e ranger os dentes, pode desenvolver dores associadas à articulação temporomandibular (ATM). A ATM é a articulação que prende o maxilar inferior ao crânio, permitindo que você abra e feche a boca.
A disfunção da ATM é um grupo de condições que causa dores dentro e em volta da ATM e dos músculos próximos. Ao apertar o maxilar e ranger os dentes, uma pressão adicional é aplicada aos músculos da mandíbula, causando inflamações. Os problemas da ATM podem afetar a capacidade da pessoa falar, comer, engolir, realizar expressões faciais e até mesmo respirar
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DISFUNÇÃO DA ATM?
A dor é um dos sintomas mais comuns da disfunção da ATM. A dor de ATM é frequentemente descrita como uma pontada na articulação do maxilar e nas áreas ao redor, incluindo o ouvido. Algumas pessoas não relatam dor, mas, ainda assim, apresentam disfunções no maxilar. Outros sintomas podem incluir:
Tenha sempre em mente que o desconforto ocasional na articulação do maxilar ou nos músculos da mastigação é comum e não é causa para preocupação. Muitos com o problemas da ATM melhoram sem a necessidade de tratamento. É comum que o problema desapareça sozinho em algumas semanas ou meses.
O QUE CAUSA A DISFUNÇÃO DA ATM?
Além do estresse, outras causas possíveis são ferimentos na área da mandíbula, várias formas de artrite, alguns tratamentos dentais, a genética e/ou carga hormonal, uma infecção e doenças autoimunes.
COMO TRATAR A DISFUNÇÃO DA ATM?
Como a maior parte dos problemas na articulação da mandíbula e nos músculos é temporária e dura apenas semanas ou meses, cuidados simples, como compressas mornas ou frias e medicamentos sem prescrição médica, geralmente aliviam o desconforto. Evite tratamentos que possam causar alterações permanentes na mordida ou no maxilar.
Os tratamentos para D-ATM devem ser reversíveis, sempre que possível. Isso significa que o tratamento não deve causar alterações permanentes no maxilar ou nos dentes. São exemplos de tratamentos reversíveis:
A eficácia de tratamentos irreversíveis não foi comprovada, podendo piorar o problema. São exemplos de tratamentos irreversíveis:
Casos complexos envolvem dores crônicas severas e disfunção da mandíbula. Tais pacientes recebem tratamentos mais adequados por uma equipe de especialistas de campos como neurologia, reumatologia, gerenciamento da dor, trabalhando juntos para desenvolver um programa integrado de cuidados. ¹